Certamente você já ouviu alguém falar que não precisa de psicoterapia, pois desabafa com amigos. Neste ponto precisamos entender as diferenças.

O relacionamento psicoterapêutico é realizado por um profissional que possui formação adequada para te acolher, te escutar e intervir de forma segura.
Enquanto na amizade o foco divide-se entre ambos os amigos, afinal é uma conversa de apoio permeada por troca de opiniões ou experiências, na psicoterapia o foco sempre será em você e nas suas questões.
Assim, diferente de um amigo, a psicóloga não tem expectativa de como você deve agir e não irá te julgar pelas suas escolhas, ao contrário, ela buscará compreender e desenvolver o seu ponto de vista. A profissional não te dará conselhos do que você deve fazer, ou te dirá o que faria se estivesse em seu lugar.

A psicóloga buscará fazer perguntas que te ajudem à reconhecer e organizar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Sem a pressa de apontar esta ou aquela direção, irá te acompanhar no processo de autoconhecimento através do qual você poderá se conscientizar de suas escolhas e descobrir novos caminhos.

Vamos nessa?


Mirella Duarte

Graduação em Psicologia pela PUC-SP (2001). Especialização em Psicoterapia Clínica Humanista pela Unyleya (2018). Há mais de 10 anos atende em consultório particular crianças, adolescentes e adultos. Trabalha como Psicóloga Judiciária no TJ-SP desde 2013.